sábado, 4 de dezembro de 2010

O PHAROL VIROU LIVRO



264 fotos emolduradas com textos apresentando este velhinho iluminado e a vida que o cerca: lindas praias, lagoas serenas, a história, a vila e seu povo, a pesca, o turismo, a ilha, o farol do inverno e do verão.

PRESENTES
As fotografias deste livro, tenho que confessar, não foram feitas por mim. Na verdade, elas me foram presenteadas. Eu apenas as guardei, colecionei com todo cuidado, como se fossem jóias herdadas.
Quem as fez, quem me presenteou? Não sei ao certo. A natureza, um Deus, a vida, a sorte, o espírito? Seria injustiça citar um ou outro. Acho que foi um trabalho de equipe. Eu só me lembro que os presentes apareciam a qualquer hora, em qualquer estação, em diferentes lugares. A única coisa comum neles era a presença de um farol. Quer fosse uma imagem de pedras, dunas ou relâmpagos, sempre tinha um farolzinho metido.
Eu apenas estava lá. De repente aparecia aquela imagem. Miraculosa, encantadora, sensibilizava tudo. Até os cristais de prata dos meus filmes e os censores digitais de minha cãmera. Eu virava menino, tudo ficava simples como uma brincadeira. A vida valia a pena, parecia pequena para tantos encantamentos. Quando despertava, olhava a coleção e mais uma imagem estava lá. Outro presente.
Agora, abro a caixa e mostro alguns dos presentes. São imagens cotidianas de um farol onipresente com nome de santa, a Marta. Fotografias simples, sem truques. Fragmentos da beleza que nos cerca todo dia. Basta colecionar.
                                                                                                      Eduardo Tavares

Nenhum comentário:

Postar um comentário